História

imagem1

História

O município tem suas origens ligadas à povoação de Santana da Capela, em 1814, por Crispim Lobo de Macedo. Em 1880, foi criada a freguesia, com sede em Santana da Capela.

Em 1887, foi criado na área de freguesia o município de Urucará, que em 1930, é extinto, com seu território sendo anexado a Itacoatiara, para ser definitivamente restabelecido em 1935.

Em fins de 1981, constavam da estrutura administrativa de Urucará os seguintes subdistritos: Urucará, Santa Maria, Capucapu, Alto Uatumã e São Sebastião. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, São Sebastião e territórios adjacentes da margem esquerda do rio Uatumã são desmembrados de Urucará e passam a constituir o município autônomo de São Sebastião do Uatumã.

Geografia

São Sebastião do Uatumã é um município brasileiro do interior do Estado do Amazonas, Região Norte do país, a 247 quilômetros a leste de Manaus. Sua população, de acordo com o IBGE é de aproximadamente 14.352 habitantes

Economia

• A produção agropecuária em São Sebastião do Uatumã é baseada no cultivo de mandioca, e de forma menos expressiva, do guaraná
  • pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada somente ao consumo local.
  • A atividade pesqueira é predominantemente destinada ao consumo da população local, chegando algumas vezes a abastecer também os municípios vizinhos.
  • extração vegetal é voltada para a exploração do tucumã, os quais são exportados para os municípios vizinhos e capital do estado.
  • As indústrias também contribuem para a economia no município.
  • Os estaleirosserrariasmarcenariascarpintaria e padaria são as indústrias predominantes.
  • As marcenarias, juntamente com os estaleiros, são localizados no polo moveleiro, afastados do centro urbano, onde são desenvolvidos trabalhos artesanais e industriais, feito com madeira, de criação de mobiliário e determinados objetos de decoração interiores.
  • O comércios varejista e atacadista também movimenta a economia local.
brasao ss uatuma